Cinco curiosidades sobre o transporte de cargas aéreas que você precisa conhecer

O transporte de carga é considerado um elemento estratégico para o desenvolvimento das empresas e, por isso, toda a sua logística exige atenção e cuidados em todas as etapas para garantir processos eficientes e ágeis — afinal, esses dois fatores são fundamentais para o sucesso no transporte!


POR Equipe RMC, - 28/04/2023

O transporte de carga é considerado um elemento estratégico para o desenvolvimento das empresas e, por isso, toda a sua logística exige atenção e cuidado em todas as etapas para garantir processos eficientes e ágeis — afinal, esses dois fatores são fundamentais para o sucesso no transporte ! Existem cinco tipos de modais: aéreo, ferroviário, duto viário, rodoviário e aquaviário. Cada um com suas características, vantagens e preservação. 

Hoje trouxemos pra você um conteúdo sobre o transporte de cargas aéreas, incluindo informações e curiosidades que você precisa saber antes de contratar o serviço de entrega. Esse material será útil para você que está buscando uma fonte de confiança para saber mais sobre o modal aéreo e suas características. Boa leitura!

Como tudo começou?



Para saber mais sobre o frete aéreo, é preciso entender como tudo começou. A invenção do avião — criada pelo brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), sendo considerada o “pai da aviação” — foi o ponto de partida. Já a aviação comercial começou após a  Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Com isso, a consolidação do modal aeroviário aconteceu somente após a  Segunda Guerra Mundial (1939-1945), período em que investimentos em pesquisa e desenvolvimento de aeronaves vieram com força. Além disso, podemos dizer que a  globalização também desempenhou um papel importante nessa tarefa.

Por que é o mais utilizado?


Como mencionado, existem cinco tipos de modal, e para encontrar qual o ideal para o seu negócio, é preciso intentar as características de cada um e considerar as necessidades da sua empresa. Sobre o transporte aéreo, podemos dizer que é o mais utilizado quando o cliente tem foco em agilidade e segurança. Além disso, é um modal que permite alcançar as áreas mais remotas. 

As vantagens que fazem desse modal uma excelente são muitas, como:

- Maior controle das cargas através do uso de etiquetas;

- Mais segurança com o acompanhamento em tempo real;

- Possibilidade de entrega em locais de difícil acesso;

- A melhor alternativa quando a entrega precisa ser realizada com urgência.

Quer saber mais sobre as vantagens do transporte aéreo? Em nosso blog trazemos diversos conteúdos! Leia sobre:  Por que o transporte aéreo de cargas é aceito para o seu negócio?

Curiosidades sobre aviões de carga



Você gostaria de saber mais sobre aviões de carga? Separamos algumas curiosidades, confira:

  • As aeronaves de menor porte, como os helicópteros e os bimotores, podem transportar tanto carga quanto passageiros — são geralmente utilizadas para curtas distâncias.


  • O Airbus Beluga ST é o avião cargueiro com maior seção interna transversal do mundo: capacidade de acomodar cargas de até 7,1 metros de largura e 6,7 metros de altura!


  • Em 11 de agosto de 2009, o Antonov An-225 registrou a carga única mais pesada transportada por um avião: o item transportado da Alemanha para Armênia foi um gerador de usina a gás de energia, com surpreendentes 187,8 toneladas.


  • Em 2010, esse mesmo avião quebrou outro recorde: transportar a carga mais longa do mundo! Ele transportou duas pás de 42,1 metros de comprimento em seu interior, de Tianjin, na China, para Skrydstrup, Dinamarca. Essas pás foram usadas para a instalação de usinas eólicas.

Curiosidades sobre os comissários  

  • Os simuladores de voo são hóspedes com um sistema de mobilidade elétrica, ou seja, reproduzem ruídos, sobrecargas, inércia e turbulências;


  • No Brasil, um piloto só tem permissão para voar 80 horas por mês e 800 horas por ano. Na Rússia, esse número é de 90 horas por mês e 900 horas por ano!

  • Sabia que existem portas secretas para os comissários de voos? Imagine viajar em um voo de 16 horas sem dormir! Por isso, atrás dessas portas tem um espaço para os comissários dormirem e descansarem um pouco.


Gostou de saber mais sobre os aviões de carga e transporte aéreo? Se você quer agilidade e segurança para o transporte no seu negócio, conte com a expertise e as soluções da RMC! Fale com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo.

Veja
também

Neste blog, exploraremos aspectos cruciais desse processo e a importância de escolher um parceiro logístico confiável para essa missão.

Estamos emocionados em compartilhar uma grande conquista com todos vocês: a nossa marca, RMC Modal Cargo, agora é oficialmente registrada! É com muito orgulho que anunciamos este marco significativo em nossa jornada.

No transporte de cargas, as regras de cálculo para definir o frete de um pedido são sensíveis à cubagem da carga. Entender como a cubagem afeta o custo do frete é fundamental.

A inteligência artificial emergiu como um catalisador da inovação no transporte aéreo de cargas.

Cadastre-se e receba novidades do mundo dos transportes no seu e-mail.